Sistemas Biológicos de Dessulfurização de Biogás
Sistemas de Biológicos de Dessulfurização de Biogás
Biogas Desulfurization
Proteja caldeiras e motores da corrosão usando oxidação biológica para remover o H2S.
O biogás é o produto da digestão anaeróbia da matéria orgânica e pode ser encontrado na agricultura, processamento de alimentos, cervejarias, destilarias, fábricas de papel e instalações de tratamento de águas residuais municipais. É um recurso valioso e com o condicionamento adequado pode ser uma opção ideal para energia renovável – seja para criar eletricidade e calor através da combustão, ou para ser usado como fonte de gás natural comprimido ou liquefeito.
O biogás normalmente contém aproximadamente 50-70% de metano (CH4), 30-50% de dióxido de carbono (CO2) e 0,1% a 3% de sulfeto de hidrogênio (H2S) com uma porcentagem menor de outros contaminantes (como COVs e siloxanos).
Para garantir a utilização eficiente desse recurso, os contaminantes devem ser removidos. O sulfeto de hidrogênio, se queimado, será convertido em dióxido de enxofre dióxido (SO2) e ácido sulfúrico (H2SO4) que corroem agressivamente qualquer equipamento ajusante.
Isso reduz muito a vida útil dos equipamentos e aumenta os custos operacionais. O óleo do motor e as velas de ignição precisarão ser trocados com mais frequência e outros componentes concomitantemente serão prejudicados. Além do aumento dos custos operacionais, qualquer tempo de inatividade associado à manutenção pode resultar em perda significativa de receita para suas operações.
As soluções estão disponíveis para eficiências de destruição de até 99.5% e podem ser fornecidas em várias configurações para atender às necessidades específicas do seu projeto em termos de custo e espaço.
Os clientes declaram economias operacionais superiores a 85% em comparação com lavadores, scrubbers ou processos à base de redox.
1. Remove até 20.000 ppm de H2S (concentração de 2% de H2S)
2. Alta eficiência com uma variedade de concentrações de entrada
3. Os sistemas de autolimpeza eliminam o tempo de inatividade
4. Design compacto com reator vertical
5. Fácil de operar e reduzida área necessária
6. Menor custo operacional e alta vida útil comparado com qualquer tecnologia de Dessulfurização
7. ROI (Returno on Investment) inferior a seis meses
8. Atende a todos os códigos e regulamentos NFPA, NEC, NEMA, ABNT
Os sistemas PRUNER de Dessulfurização de Biogás (Biogas Sweetening) são o resultado do desenvolvimento e engenharia no projeto de biorreatores de filme fixo para a remoção de sulfeto de hidrogênio (H2S) de gás de aterro sanitário e outras misturas de gás metano.
Projetado como um filtro percolador de passagem única ou múltipla, o sistema PRUNER de Dessulfurização de Biogás (Biogas Sweetening) utiliza espécies bacterianas especiais adaptadas para a remoção de altíssimas concentrações de H2S em atmosferas deficientes em oxigênio.
A mistura gasosa é forçada a entrar em contato íntimo com o meio filtrante especialmente selecionado e de alta porosidade e o sulfeto de hidrogênio é solubilizado no biofilme. Bactérias especiais degradadoras de enxofre usam o H2S como fonte de alimento e se convertem em enxofre elementar e sulfato.
Esses processos requerem uma quantidade estequiométrica de oxigênio para ter a destruição ideal do H2S. A PRUNER injeta a quantidade balanceada de oxigênio a montante do reator para ser misturado com o gás bruto antes da entrada no sistema resultando assim em eficiência de 99.5% na remoção de gás sulfídrico.
1. Processo 100% biológico. Totalmente natural e amigável com o meio ambiente, resultando em baixo custo operacional
2. 100% seguro. A automações e controle garantem uma operação livre de problemas
3. 100% menos consumíveis.
Este processo não consome soda cáustica nem requer substituição frequente de meios.
Economia de energia: Configurações engenhosas de reatores combinadas com tipos de meios filtrantes meticulosamente projetados, garantem o mínimo de consumo de energia durante a operação – reduzindo consideravelmente os custos operacionais.
Ambientalmente Sustentável: Sem o uso de produtos químicos nocivos, o processo de remoção dos poluentes atmosféricos é realmente uma solução ambiental notavelmente sustentável.
Soluções inovadoras para seus projetos de biogás
Os benefícios dos Sistemas de Dessulfurização de Biogás da PRUNER incluem a utilização de uma valiosa fonte de receita do fluxo de gás gerado em sua atividade (elétrico, calor, gás), bem como emissões reduzidas e custos reduzidos de operação e manutenção (incluindo a redução do tempo de inatividade do equipamento). Através da limpeza do biogás você também pode aumentar a longevidade dos equipamentos de geração de energia.
Os Sistemas PRUNER de Dessulfurização de Biogás são utilizados nas seguintes aplicações:
1. Estações de tratamento de esgotos domésticos
2. Agricultura
3. Efluentes industriais
4. Aterros