Unidades de Recuperação de Vapor - VRU
A Pruner fornece equipamentos especiais de acordo com a necessidade de seu processo.
VRU – Unidades de Recuperação de Vapor
Vapour Recovery Unit
Unidades de Recuperação de Vapor – VRU
Os Sistemas de Recuperação de Vapor de Hidrocarbonetos são disponíveis para vários processos e aplicações, mas principalmente nos Tanques de Armazenagem e Terminais de Carregamento de Gasolina, Combustíveis, Solventes.
Nosso esforço é fornecer soluções viáveis trazendo benefícios econômicos para a indústria petroquímica, preservando assim a ecologia e tornando o meio ambiente mais limpo.
Acreditamos que com os esforços comuns podemos alcançar a Meta Zero nas emissões atmosféricas de solventes em vários processos industriais.
As unidades de Recuperação de Vapor (VRU) fornecidas pela PRUNER operam baseadas no processo de absorção/adsorção por carvão ativado ou em membranas.
Nas unidades de recuperação de vapor (URV) com carvão ativado, a etapa de separação dos VOC`s e vapores é realizada através de um processo de adsorção e liquefação por absorção.
Durante a adsorção, as moléculas de VOC`s e vapores aderem aos grãos de carvão ativado (sólido adsorvente indicado para hidrocarbonetos) e permanecem acumuladas no leito até a saturação. A partir daí, inicia-se o processo de regeneração do vaso, com bombas de vácuo que direcionam os vapores (agora em uma corrente de gás altamente concentrada) para uma coluna de absorção, por onde circula o fluido absorvente para agrupar e liquefazer as moléculas. Fechando o circuito, uma bomba de retorno conduz o fluido de volta ao tanque de armazenamento com alterações mínimas em sua composição.
As bombas de vácuo são os dispositivos responsáveis pelo processo de regeneração do carvão ativado após a adsorção, direcionando a corrente de vapor para a coluna de absorção. São, portanto, o coração do sistema.
Para permitir o uso ininterrupto do sistema, são dimensionados dois vasos de carvão ativado, que adsorvem alternadamente. Enquanto um leito saturado é regenerado pela bomba de vácuo, o outro permanece acumulando as moléculas de VOC até sua saturação para posterior regeneração. O limite de emissão na exaustão dos leitos de carvão é o ar limpo com uma concentração de COV inferior a 10 mg/L.
A tecnologia a seco permite reduzir o número de componentes essenciais necessário para o funcionamento das unidades.
As bombas de vácuo utilizadas na tecnologia PRUNER são totalmente secas portanto não contaminam os produtos recuperados, eliminando corrosão e abrasão.
A não utilização de glicol ou quaisquer outros fluidos de selagem é uma grande vantagem
O alto nível de vácuo permite de tratar uma vasta gama de produtos:
- – Álcool (Metanol, Etanol)
- – ETBE
- – MTBE
- – DCE
- – Benzeno (BTX)
- – Petróleo Bruto
- – Gasolina
- – Solventes
Principais Aplicações
- Carregamento de caminhões
- Carregamento marítimo
- Carregamento ferroviário
- Aplicações em vents de tanques
- Petroquímico
- Processos Industriais