Skip links

BIOFILTROS – Tratamento Biológico de Odores e Gases

BIOFILTROS – Projetados para o Sucesso

Processos naturais e engenharia inovadora são combinados perfeitamente para criar os biofiltros projetados e fabricados pela PRUNER. Nossos sistemas são compostos por reatores biológicos de filme fixo tratam com alta eficiência uma ampla gama de contaminantes. Colônias microbianas específicas selecionadas em nosso laboratório conforme os gases presentes são imobilizadas na superfície do meio filtrante PRUNERSORBEN. Compostos odoríferos ou poluentes atmosféricos perigosos são transferidos para o biofilme, onde são usados pelos micróbios como fonte de alimento e convertidos em subprodutos inofensivos, como dióxido de carbono e vapor de água.

Uma vez que a corrente gasosa de cada processo não é igual, a equipe de engenharia da PRUNER projeta estritamente com a necessidade de cada cliente para desenvolver as etapas corretas de pré-condicionamento que são necessárias para garantir a operação do biofiltro, com alta eficiência e livre de problemas a longo prazo. Nossos sistemas ajustam a temperatura e umidade através de processos de psicrometria, arrefecimento ou aquecimento, bem como a remoção de partículas e aerossóis.

Projetos exclusivos no estado da arte da engenharia a PRUNER desenvolve biofiltros de alta engenharia resultando em maior confiabilidade baixo consumo de energia, sem uso de produtos químicos e alta eficiência – ZERO ODOR.

Fabricados com materiais (PEAD, PRFV, AISI) de alta durabilidade, com alta resistência química com proteção U.V. resultando em alta vida útil e disponibilidade operacional, maior durabilidade e menores custos operacionais.            

Os biofiltros da linha básica podem ser modularizados para pequenas vazões de ar até grandes volumes. Os módulos variam de vazões de 200 m3/h até 15.000 m3/h para uma única unidade. Vazões de ar maiores podem ser tratadas com várias unidades operadas em paralelo. Unidades maiores são construídas com concreto armado resistente à corrosão.

A PRUNER oferece soluções biológicas para a remoção de odores, H2S, NH3, VOC`s e HAPs. Nossos sistemas tratam fluxos de ar de apenas 200 m3/h 850.000 m3/h. Com inúmeros tamanhos, configurações e diversas opções disponíveis, nossos especialistas irão ajudá-lo a escolher o sistema certo para suas necessidades.

As unidades são construídas de acordo com as necessidades e exigências específicas de cada cliente para garantir alta performance.

Os Biofiltros da PRUNER são adequados para ambientes agressivos, com alta incidência de sol bem como para áreas urbanas densas. São integrados de forma harmônica com a área a ser instalado ou localizados no subsolo, acima do solo ou uma combinação dos dois.

1. Aplicações de alta concentração de H2S
2. Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes
3. Canais de Chegada de Efluentes
4. Desarenadores, Gradeamento, Peneiras
5. Estações de bombeamento e Elevatórias
6. Aplicações de Papel e Celulose, Geração de Biogás e Aterros Sanitários
7. Amônia (NH3)
8. Metanol
9. MEK
10. Acetatos
11. Formaldeído
12. Aplicações industriais para remoção de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) nestas com soluções específicas.

Simples de operar, esses sistemas são robustos e eficazes para uma variedade de aplicações:

Tratamento de Efluentes e Resíduos

1. Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes
2. Estações de bombeamento e Elevatórias de Esgotos
3. Bacias de Equalização
4. Processamento de Biossólidos (espessamento, desidratação)
5. Tanques de Armazenamento de Biossólidos

Industrial

1. Processamento de Resíduos Orgânicos
2. Estações de Tratamento de Efluentes e Esgotos
3. Tanques de Armazenagem
4. Galpões de Armazenagem
5. Agronegócio
6. Alimentos e Bebidas
7. Farmacêutico
8. Revestimentos de superfície e Pinturas
9. Petroquímico e Químico
10. Manejo de Resíduos Sólidos
11. Semicondutor
12. Plantas de produção de produtos químicos

Biofiltros Pruner

Sistemas de tratamento biológico que decompõe poluentes gasosos com odores e VOC`s em água, dióxido de carbono e sais inofensivos utilizando a atividade metabólica de microrganismos selecionados e imobilizados no meio de cultura.